sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EFEITO ESTUFA




 



A destruição das florestas desregula o clima do planeta. São as grandes florestas que controlam a temperatura, as chuvas e os ventos. O desmatamento e a diminuição das áreas verdes está causando o aquecimento da atmosfera.

As queimadas e o consumo de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) liberam gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono (CO2).
Em grande quantidade, esse gás se acumula na atmosfera e não deixa escapar o calor, "cozinhando" a superfície do planeta. A camada de CO2, provocada pelo homem, é como um cobertor que aquece (e abafa!) a Terra.
No século 20, a temperatura na Terra aumentou entre 0,3 e 0,6 º C (graus Celsius) . Parece pouco, mas é suficiente para deixar o tempo maluco! No futuro, o efeito estufa pode causar furacões, enchentes e períodos de estiagem ou seca (pouca chuva).
Os cientistas temem que o aquecimento derreta as geleiras e cause inundações nas cidades do litoral. Muitas praias e cidades inteiras poderiam ser engolidas pelo mar. O negócio é frear o ritmo do desmatamento e tentar diminuir o consumo de combustíveis fósseis. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário